sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A 140 toques dos consumidores

Como grandes empresas começam a usar o Twitter, rede social com mais de 100 milhões de seguidores em todo mundo, para tentar atender melhor seus clientes.

Dicas de como fazer bom uso do twitter, segundo a experiência de grandes empresas.

RESPONDER RÁPIDO
Os usuários que solicitam serviços ou fazem reclamações pelo Twitter esperam uma resposta rápida:
Exemplo: na operação brasileira da Lufthansa, um funcionário acompanha e responde a seus 1 800 seguidores em até 1 hora.

MANTER A INFORMALIDADE
Com apenas 140 toques por mensagem, não há espaço para formalidades. Os usuários estão acostumados a certa descontração:
Exemplo: a seguradora Porto Seguro orienta seus funcionários a usar abreviações como "vc", em vez de "você", e "p/", em vez de "para".

OFERECER CONTEÚDO
Para atrair seguidores, o indicado é não apenas reagir aos comentários mas também gerar conteúdo:
Exemplo: em dois perfis, um voltado para corredores e outro para fãs de futebol, a Nike publica dicas úteis para quem pratica esportes.

CRIAR MAIS DE UM PERFIL
Manter perfis distintos para atender o consumidor ou oferecer promoções, por exemplo, funciona melhor do que um único canal:
Exemplo: a JetBlue, que possui 1,6 milhão de seguidores, criou um perfil para ofertas e outro para resolver problemas dos clientes.

A reportagem completa de Juliana Borges com Ana Clara Costa está na Revista Exame edição 967 pg. 96. Mas no Portal Exame você também encontra a versão completa da matéria.
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0967/gestao/140-toques-consumidores-552988.html?page=2552988.html?page=2

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