sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Conceito de Branding


Branding é a ação gerencial para definir como principal ativo da empresa a sua própria marca, portanto o ativo mais valioso, de forma que se torna preciso redirecionar as gestões de marketing, administração, produção, atendimento, distribuição, vendas, P&D e RH para atender os preceitos estabelecidos como o posicionamento da marca.

"Branding é fazer certa promessa aos clientes sobre como viver uma experiência e um nível de desempenho completos. Assim, branding requer todos os participantes da cadeia de suprimento. [...] trabalhem para cumprir essa promessa. Isso significa “viver a marca”. A marca torna-se a plataforma completa para planejar, desenhar e entregar valor superior aos clientes-alvo da empresa." (KELLOG SCHOOL OF MANAGEMENT, 2006).

O termo “design de marca” faz referência a toda extensão do conceito da marca, o que permite orientar o posicionamento da marca em relação ao público-alvo, que ainda inclui a identidade visual – também conhecida como unidade visual – aplicada à empresa. Quando o design de marca é somado à mensuração do valor da marca e ações para atingir níveis maiores de top of mind de seu público-alvo, temos uma empresa executando uma proposta de branding. Significa que o branding só pode ser executado pela própria empresa, as agências limitam-se apenas a consultorias especializadas.

Acredito, na verdade, que quem realmente “faz Branding” não são os profissionais de design, comunicação, administração, etc, que são agentes no processo, mas sim o detentor da marca que, em dado momento, passa acreditar que a marca é seu principal ativo e o produto ou serviço oferecido é apenas um suporte de uma série de outras manifestações simbólicas construídas pelos indivíduos que se relacionam com a marca. (Delano Rodrigues, 2006).

Portanto poderíamos resumir de forma simples que branding “(Mk.) [Ingl.] Conjunto de medidas que visam a consolidar e fortalecer determinada marca no mercado” (REDE BRASIL DESIGN, 2004), executado pela própria empresa e tendo a gestão dos setores voltados aos preceitos e metas estipuladas no posicionamento do valor de marca no mercado, visando atingir níveis maiores na mensuração da marca.

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