quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O que é design?

Design é uma ação interdisciplinar que parte de uma determinada meta, que pode se um problema a ser resolvido ou um objetivo a ser alcançado, em qualquer um dos casos, o designer precisa conhecer diversos aspectos envolvidos na questão, sejam eles o público-alvo, a matéria-prima, as técnicas de produção, a usabilidade, a disponibilidade, o ciclo de vida do produto ou serviço, dentre outros, sendo assim é exigida uma pesquisa para que todos os aspectos pertinentes sejam conhecidos.

"Design é o que integra criatividade e inovação. É a disciplina de transforma idéias em tangíveis práticos e atrativos para usuários e consumidores. Design pode ser definido como a criatividade aplicada com foco em uma determinada intenção." (Ellen Kiss, 2005)

Em seguida inicia-se o desenvolvimento, em posse dos dados das pesquisas o designer pode encontrar, avaliar e preencher necessidades do cliente ou público-alvo de forma a criar um novo nicho de mercado, devido ao aspecto da diferenciação do produto ou serviço, fator que é inerente à ação do design.

"Design: [Ingl.] Atividade criativa que estabelece as funções e qualidades de diferentes objetos, processos, serviços e sistemas, abrangendo todo seu ciclo de vida, preocupando-se especialmente com a interação entre estes e seus usuários. É fundamental para a humanização inovadora de tecnologias e o intercâmbio econômico e cultural entre os povos." (REDE BRASIL DESIGN, 2004).

Na maioria dos casos existe ainda um terceiro estágio que é a execução, muitas vezes atribuída ao próprio designer, que conta com a produção da peça gráfica ou produto, mesmo que protótipo, ou da prática do método escolhido para a abordagem, para isso ele adquire um amplo conhecimento da resistência, flexibilidade e diversas características de diversos tipos de materiais, muitas vezes desenvolvendo uma materioteca particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário