domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Tendência de Consumo Retrô

O que começou como apenas uma tendência na moda feminina e acessórios tomou proporções mundiais. O Retrô apresenta opções desde esmaltes e adereços para unhas até televisores, passando pela cozinha, quarto e banheiro, sem contar os hot rods, que são os carros antigos remontados.

Quem acompanha o consumo feminino já conhece as várias opções dentro da tendência Retrô, mas pra quem não conhece, busque os blogs como o Vintage Shop Bonequinha de Luxo ou google Vintage.

A novidade vem das grandes fabricantes que estão abraçando esse movimento. A Brastemp lança linha branca inspirada na década de 50', confira o post do Papel Pop, em paralelo a LG lança um televisor simples mas com apelo em estilo, acesse o blog Pra Multidão e ainda a Nestlé reedita algumas de suas embalagens com grafismo das latas mais famosas desde 1932, veja no site da Exame.

Tudo isso sem contar as remontagens dos carros antigos, conhecidos como Hot Rods, que atualmente são notícias em programas de televisão voltados ao público masculino e em sites especializados como o Hot Rod Brasil. Mas mesmo os carros mais modernos ainda apostam em acabamentos de madeira e aplicação de couro no interior dos veículos.

Acredito que podemos resumir tudo isso em um aspecto bem simples, todos usamos tecnologia, mas nem todos queremos um visual Apple em nossas vidas. Não sou contra a Apple, muito pelo contrário, desejo o iMac, iBook, iPad, iPod e iPhone, mas falando como analista de marketing, devo buscar novos caminhos e valores que possam ser agregados em produtos. Digamos que alguém comece a produzir uma capa iPad com grafismo de jornal impresso ou de uma maleta de couro da década de 50'. Pode-se reciclar os tubos de televisores convencionais e lançar televisores semelhantes ao da LG ou um GPS com aspecto de bússola.

Se você tem uma indústria, fábrica ou confecção, fique atento para esse movimento que ganha força e agrega valor, pois compare um produto vintage ou Retrô com um concorrente que você perceberá que o valor agregado é suficiente para aumentar o custo financeiro percebido, sem afetar as vendas.

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