domingo, 2 de janeiro de 2011

O Valor de uma Logomarca: Conceito de Marca

Muitas vezes quando se aprende sobre a metodologia e as ferramentas para a criação de uma marca ou logomarca é difícil expor um exemplo, pois as principais marcas e mais famosas já passaram por diversas alterações. Sendo que diversas marcas de grandes empresas acabaram sendo criadas sem a menor preocupação com conceito. É claro que uma logomarca ruim não impede a empresa de crescer, apenas atrapalha, ne entanto uma logomarca clara que expresse os conceitos da empresa, por sua vez, ajuda a empresa expandir.

Felizmente foi publicado em Abril de 2010 o edital para a criação da logomarca do RIO 2016 e a logomarca escolhida representa bem os quesitos requeridos pelo edital. Dessa forma podemos conceber detalhadamente o processo de criação de logomarcas aplicado de maneira correta, pois a agência vencedora a Tátil Design de Idéias conta em seu vídeo que desenvolveram umas 150 propostas e incontáveis alterações. A agência apresentou um vídeo de making-of da logomarca onde expõe opiniões de seus colaboradores, que participaram do job.

Acredito que a logomarca será um sucesso e esse sucesso será confirmado pela aparição de uma tendência de logomarcas em 3D, pois foi esta a principal inovação apresentada pela Tátil. Com um trabalho minimalista representaram a palavra RIO e o Pão de Açúcar, além do espírito de união e comemoração. Soma-se ainda a posssibilidade de produzir desde totens para PdV's de produtos até objetos virtuais para jogos e realidades como a do Second Life ou WOW.

Uma logomarca simples e clara que contém os significados da Olimpíada e do Rio de Janeiro, inovadora e atual, que será utilizadas em televisores 3D, em anúncios em cinemas com o mesmo recurso e também em chaveiros e souvenirs da Olimpíada.



Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário