domingo, 23 de janeiro de 2011

Redes Sociais: Evolução

As Redes Sociais, que começaram apenas com a proposta de compartilhamento de conteúdo e informações, se tornaram campo para muitas experiências, o que resultou na existência de inúmeras opções para participação e uma incontável quantidade de perfis e cadastros abandonados.

Ao analisarmos a estrutura da comunicação dentro dessa realidade é possível distinguir como se fosse uma mídia diferente da internet de sites e portais, importante ressaltar que uma não susbstitui a outra e no entanto se completam com uma semelhança à televisão e impressos.

Algumas empresas tentaram criar as suas próprias redes sociais, tais como: O Livreiro e Snacklife, da Livraria Cultura e da PepsiCo respectivamente. Enquanto outras tentaram montar em seus próprios portais sistemas para receber videos e conteúdo que muito se assemelhavam ao modelo de sites já existentes como os portais da Globo.com e do Yahoo.com.br.

 Acredito que o grande passo em relação à interação das empresas com seus consumidores está sendo executado agora, que é a utilização das redes sociais em favor das empresas com estratégia simples, mas eficaz. Não tentando concorrer com os sites de compartilhamento já existentes, mas utilizando-os para criar conteúdo e compartilhar com o público. Nunca abandonando os sites institucionais da "internet tradicional" ou "internet 1.0".

Agumas empresas inovaram com a migração de conteúdo de websites para o Twiiter e Facebook. Como a Kamchatka, agência argentina que com 8 perfis do Twitter e 3 posts iniciais montou seu site e também a agência MonkeyBusiness que montou uma página especial do Facebook para conter o mesmo conteúdo de seu website.

Outras iniciaram campanhas exclusivas na web que ocorreram com anúncios nos sites institucionais e aplicação dentro das redes, tais como: “Kuat Oh Yeah Experience” que com a hashtag #KuatOhYeah no YouTube realizava semanalmente votações e o eleito participava da gravação do vídeo oficial com o Marcelo Adnet, e a Smirnoff organizou os vários locais da festa simultânea "Smirnoff Nightlife Exchange Project" através da colaboração de seus consumidores pelo Facebook.

Não podemos prever quais novidades surgirão dentro das redes sociais ou na internet, mas já sabemos que mesmo que é necessário no mínimo estar presente e ouvir atentamente os seus consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário